Dicas de gestão Institucional

4 dicas para controle de estoque de produtos de salão de beleza

Escrito por Marina Chagas

Todos os donos de salão de beleza sabem que, para ganhar espaço no mercado e destacar o estabelecimento diante da concorrência, é preciso muito mais do que simplesmente prestar serviços de qualidade e tratar os clientes com excelência.

É muito importante também que os proprietários saibam organizar e controlar todo o estoque de produtos, garantindo que todos os itens necessários para cada trabalho estejam sempre disponíveis.

O controle de estoque de um salão é fundamental para que todos os serviços sejam feitos. Além disso, esse gerenciamento dos produtos é essencial para a organização da loja, evitando deixar os clientes esperando e aumentando a eficiência de todos os serviços prestados.

Para ajudá-lo a controlar o estoque, evitar o desperdício e garantir sempre a disponibilidade dos produtos, separamos neste post tudo o que você precisa saber! Confira a seguir 4 dicas para controle de estoque e mantenha o seu salão sempre na frente da concorrência!

1. Faça um cadastro de todos os produtos

Antes de se iniciar um processo de gestão de estoque no salão de beleza, é necessário que os proprietários tenham pleno conhecimento de todos os itens existentes. Por isso, é fundamental que seja feito um levantamento e um cadastro dos itens. Esse cadastro pode ser feito com o uso de uma planilha de controle de estoque, sendo sempre atualizada.

Os donos de estoque precisam saber que para gerenciar e controlar um negócio é preciso conhecê-lo. Portanto, é essencial que todos os produtos utilizados estejam cadastrados. Somente assim é possível controlar o estoque do salão.

2. Controle a quantidade utilizada

Para controlar o estoque em um salão de beleza é necessário que os proprietários monitorem o consumo da quantidade de itens utilizados. Em outras palavras, deve-se acompanhar o uso de cremes, shampoos, esmaltes e outros itens verificando sempre se existem itens armazenados.

Esse controle é feito por meio da planilha em que foram cadastrados os produtos. Por meio dela podem-se saber quais e quantos produtos estão em uso e a quantidade disponível no estoque do salão.

3. Monitore a quantidade disponível

O controle de estoque tem seu maior foco na quantidade de produtos disponíveis. Esse monitoramento dos itens previamente cadastrados é feito em conjunto com a quantidade utilizada. Tendo conhecimento dos itens que foram gastos e da quantidade disponível no estoque, consegue-se ter pleno controle sobre os itens guardados.

Com estas informações, é possível solicitar a compra dos itens que faltem nas prateleiras. Desta forma, os donos de salão conseguem garantir que todos os serviços estejam sempre disponíveis para os clientes, evitando qualquer problema e garantindo a satisfação de todos.

4. Procure sempre reduzir os desperdícios

Para controlar o estoque e reduzir os custos do salão, os proprietários devem ter bastante atenção com os produtos em uso. É preciso que todos os funcionários do salão tenham foco total na redução de desperdícios.

Essa racionalização no uso dos produtos deve ser abordada em conversas e reuniões, sempre conscientizando todos em relação ao uso correto dos itens.

Aprendeu como fazer o controle de estoque de produtos no seu salão de beleza? Agora não deixe de seguir a LM Gomes no Facebook e fique por dentro das melhores dicas para o seu negócio!

Sobre o autor

Marina Chagas

Deixar comentário.

Share This
Navegação