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Para Profissionais

Atendimento ao cliente: por que investir em horários flexíveis no salão?

A especialização e a alta concorrência têm exigido cada vez mais dos empresários atitudes que os diferenciem no mercado. A personalização no atendimento está entre as melhores estratégias para conquistar um espaço maior e atrair ainda mais consumidores.

Uma das ações mais importantes para um salão de beleza, por exemplo, é o investimento na flexibilidade do atendimento ao cliente. Mais do que um simples serviço, o consumidor que vai até um centro de beleza busca também por uma experiência única que lhe proporcione bem-estar.

Quer saber mais sobre a importância de investir em horários flexíveis e atendimento personalizado? É só acompanhar o post!

Tendência: atendimento sob medida

atendimento personalizado pode ser definido como aquele serviço pensado exclusivamente para o cliente, visando a sua fidelidade. Ele se caracteriza por se adequar às necessidades e personalidade do cliente, tendo como atributos principais a qualidade e flexibilidade.

Esse tipo de atendimento é fundamental, pois ajuda o salão a construir um relacionamento mais próximo do cliente. O resultado desse processo é que a empresa ganha em credibilidade e ainda conta com o benefício de poder ser divulgada por meio do marketing boca a boca. Por sua vez, o consumidor tem a oportunidade de “moldar” o serviço de acordo com as suas reais necessidades.

Imagine oferecer à sua clientela a oportunidade de ter os cabelos feitos e uma bela maquiagem em apenas uma hora. O serviço expresso tem ganhado espaço, afinal as pessoas têm menos tempo para fazer as suas tarefas e essa comodidade é muito bem-vinda.

Outra opção seria oferecer ao cliente a oportunidade de ter o salão em casa. Funcionaria como uma espécie de delivery da beleza, em que o cliente marca os serviços desejados em um aplicativo e recebe os profissionais em casa. É uma boa ideia, não?

Agendas flexíveis: a importância do horário personalizado

Não são só os serviços que podem ser personalizados em um salão de beleza. Hoje, os horários de atendimento também merecem uma atenção especial por parte dos empresários.

O primeiro passo para ter essa flexibilidade é planejamento. Isso inclui ter funcionários qualificados, que sabem o que sugerir e também têm a capacidade de atender mais de um cliente, organizar agenda e, logicamente, ser flexível. Lembre-se que em alguns dias a sua equipe poderá ficar até mais tarde trabalhando, por isso, pense bem.

Muitas pessoas, por exemplo, têm buscado ir ao salão no horário de almoço, visto que é o único disponível. Para isso, é importante manter sempre alguns profissionais nesse horário, fazendo um revezamento e prestando atendimento de maneira especial, sempre sugerindo os tratamentos de acordo com as necessidades de cada cliente.

Não menos importante é ter uma infraestrutura adequada. Manter um ambiente agradável, higienizado, com produtos e equipamentos de qualidade é essencial. Espaços individuais para serviços extras, como massagens relaxantes, também é um diferencial.

Feedback do cliente: a chave para o sucesso

Outra característica importante dos salões que oferecem atendimento personalizado é a preocupação em ouvir o que o cliente tem a dizer. Nem sempre será possível acompanhar as tendências, até mesmo por desconhecimento. Logo, nada melhor do que questionar ao cliente o que ele gostaria de ver no salão de beleza ideal.

Para melhorar essa avaliação, você pode pedir ao cliente para responder uma ficha simples e dar nota para o atendimento, qualidade do serviço, entre outras perguntas que achar pertinentes. Nesse mesmo documento, solicite também o e-mail e celular para que você possa manter um contato mais próximo com ele.

Oferecer flexibilidade de horários e um atendimento único exige uma boa preparação por parte do salão. Ao implementar essa prática, você verá o crescimento do seu negócio de maneira mais saudável e o relacionamento com os clientes melhorar naturalmente.

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