Home Care

Cliente tem cabelo misto, e agora?

Escrito por LM Gomes

Cabelo misto pode render muitos cuidados para manter o equilíbrio e a harmonia tanto dos fios quanto da raiz. Clima, raios solares, químicas, xampu e outros produtos errados comprometem ainda mais a saúde e a beleza dos cabelos mistos.

Para ajudar nas suas recomendações às clientes, preparamos este post com 6 dicas de cuidados para o cabelo misto. Confira.

Xampu específico

Cabelos mistos exigem uma higienização concentrada na raiz e no tratamento nas pontas. O ideal é usar um xampu para cabelos oleosos na raiz e outro para cabelos ressecados nos fios e nas pontas, mas o processo é um pouco trabalhoso. Se não tem esse tempo disponível, terá de contar com xampus destinados aos cabelos com estrutura mista, que vão hidratar o ressecado das pontas sem deixar a raiz oleosa.

Aplique o condicionador somente nos fios

Essa dica vale especialmente para quem tem a raiz muito oleosa e as pontas ressecadas. Quem possui cabelos nessas condições também sofrem com fios fragilizados, elásticos ou quebradiços. Daí a necessidade de manter a hidratação com um condicionador que “converse” bem com os cabelos. Para não pesar na raiz, a aplicação deve ser feita da metade até as pontas.

Use máscaras e silicones capilares

Máscaras capilares com enxágue evitam o ressecamento dos fios e os fortalecem. Também são benéficos às pontas, devido aos ativos mais concentrados. Basta uma aplicação por semana para repor a hidratação. Já os silicones específicos para tratamentos capilares evitam as pontas duplas e formam uma espécie de película no fio do cabelo.

Talco

O talco tem a capacidade de disfarçar o efeito oleoso nos fios. Seu modo de atuação é semelhante aos dos xampus a seco, uma vez que o talco absorve a oleosidade da raiz e corpo dos cabelos. Somente um pouco é necessário para notar a diferença, mas basta ter cuidado com a raiz pra não ficar esbranquiçada, nem causar irritação ou coceira.

Seladores

Os seladores de pontas duplas contam partículas positivas e negativas na sua composição que formam uma camada sob os cabelos. As positivas ligam-se às cargas negativas da ponta dupla do fio, melhorando o seu aspecto, em especial das pontas duplas. Seladores devem ser aplicados após cada lavagem, pois o produto sai dos fios com o tempo.

Aposte nos finalizadores

 

Apesar de muitas mulheres acharem que os finalizadores proporcionam um aspecto pesado, há produtos eficientes e que podem ser usados no cabelo misto. Além disso, quando usados com cautela, os finalizadores dão um aspecto natural aos fios, sobretudo se não forem deixados resíduos na raiz. Esses produtos restauram as madeixas fragilizadas e ajudam a manter a nutrição natural dos cabelos.

Cabelo misto exige cuidados constantes

O cabelo misto tende a produzir mais óleo na raiz e isso pode se agravar com a retenção de impurezas do cotidiano. Caso isso não receba a atenção e não for tratado, podem surgir problemas indesejados como a caspa e outros incômodos no couro cabeludo. Recomende às suas clientes que lavem com água fria e usem produtos esfoliantes para a retirada de células mortas para desintoxicar e evitar o ressecamento das fibras.

Gostou do que leu? Comente o que achou ou caso tenha alguma dúvida a respeito do conteúdo.

 

Sobre o autor

LM Gomes

O melhor espaço para cabeleireiros profissionais.

Deixar comentário.

Share This
Navegação