Coloração

Afinal, o que é fundo de clareamento capilar?

Escrito por LM Gomes

Quem nunca passou por uma situação em que a cliente achou as mechas amareladas demais ou fora do tom que ela queria? Esse tipo de cenário é até mais comum do que você imagina e tem um motivo: o fundo de clareamento capilar.

Para não errar mais a mão, vamos explicar melhor o que é esse tal de fundo de clareamento capilar e como aplicá-lo na hora da coloração. Assim, os resultados de seu trabalho serão mais assertivos e, com certeza, as clientes vão sair mais contentes do seu salão. Vamos lá?

O que é fundo de clareamento capilar?

É aquela pigmentação que o cabelo possui naturalmente, ou seja, é o tom que o cabelo vai revelar após um processo de coloração ou descoloração. O que influencia esse tom é a própria cor do cabelo: em madeixas mais escuras, por exemplo, chegamos num fundo acobreado ou alaranjado.

É claro que outros fatores também influenciam nesse tom, como componentes genéticos, densidade dos fios, tipo e quantidade de melanina. Cada cabelo é um e, por isso, o resultado de processos químicos é tão variável. Mas existe uma tabela de altura de tom (com seu fundo de clareamento respectivo) que pode ajudar e muito.

Ao total, são dez tons usados como base e que podem dar uma boa noção na hora de trabalhar com o fundo de clareamento:

 

Como aplicar o fundo de clareamento capilar na hora dos processos químicos?

É importante ter essa tabela em mente ao realizar algum processo químico, já que você deve usar uma ou mais cores listadas para neutralizar o fundo de clareamento. Por exemplo, para neutralizar o tom avermelhado, que pode surgir quando alguém de cabelo preto ou castanho escuro pinta de louro escuro, é necessário misturar coloração verde e/ou verde azulada.

Para trabalhar com o fundo de clareamento, é importante que o profissional entenda a estrela de Oswald. É ela que indica qual a tintura necessária para neutralizar o fundo de clareamento e atingir o tom desejado.

A estrela de Oswald é formada por cores primárias e secundárias e você deve encontrar a cor oposta à que deseja neutralizar. São elas: amarelo, azul, vermelho, violeta, laranja e verde. É por isso que usamos violeta de genciana para neutralizar o amarelado de louros platinados, por exemplo.

Utilizando as tabelas indicadas para trabalhar o fundo de clareamento capilar, você vai saber exatamente quais misturas realizar e quais tons podem surgir com os processos químicos. Assim, tem mais controle sobre o resultado.

E não se esqueça da estrela de Oswald: seu trabalho será de muito mais qualidade e os clientes sairão satisfeitos.

Quer mais dicas como essa? Precisa de mais dicas sobre tendências e tratamentos capilares? Curta nossa página no Facebook e não perca nenhuma novidade!

clareamento capilar lmgomes contato

Sobre o autor

LM Gomes

O melhor espaço para cabeleireiros profissionais.

Deixar comentário.

Share This
Navegação