Coloração

Como evitar manchas no cabelo? Aprenda aqui!

Escrito por Marina Chagas

Para ter sempre os cabelos saudáveis e bonitos é muito importante manter certos cuidados, principalmente se os fios possuírem colorações e tratamentos químicos. No caso de colorações, é essencial redobrar a atenção para não acabar com um efeito manchado.

No nosso post de hoje daremos 4 dicas de como evitar as manchas no cabelo. Confira!

1. Utilize o método da decapagem

Esse procedimento é próprio para remover a tinta da fibra capilar, pois não clareia os fios com o tratamento. A técnica retira os colorantes artificiais que estão presentes nas tintas permanentes, tonalizantes e hena, deixando assim os fios livres de eventuais manchas que a coloração anterior possa ter causado e prontos para receber uma nova nuance.

A decapagem é indicada para cabelos com cores mais escuras, como preto, castanho escuro ou vermelho por conta da alta concentração de pigmentos. Nos cabelos loiros não é recomendado, pois estes fios já são pouco pigmentados.

É importante informar que esse método não é aconselhável para cabelos alisados ou com relaxamento, porque que a mistura de químicas diferentes pode enfraquecer e até quebrar os fios.

2. Suavize a cor

A limpeza da cor é uma ótima opção porque não agride as madeixas e pode ser realizada em qualquer tipo de cabelo. É usada em casos que os cabelos são coloridos e a pessoa acha que o tom ficou mais escuro do que gostaria. Essa prática ameniza a cor e os fios ficam mais claros.

O produto utilizado é um pó, que é dissolvido em água quente, e o tempo de ação varia de acordo com o tipo de resultado desejado.

3. Evite as manchas no cabelo quando coloridos em casa

Se a intenção é fazer coloração em casa, fique atenta a algumas dicas para que o resultado não fique ruim e depois não seja necessário ter que sair correndo para o salão para consertar:

  • antes de qualquer coisa, faça um teste com uma pequena quantidade de tinta no antebraço para verificar se você não possui nenhuma alergia ou irritação em relação ao produto;
  • passe um hidratante ou pomada de silicone ao redor do rosto, orelhas e pescoço para não manchar a pele;
  • divida o cabelo todo em mechas, para garantir que a tinta será aplicada em todas as partes de maneira uniforme;
  • comece a aplicação sempre pela nuca;
  • não tome banho com água muito quente — o vapor colabora para que a cor desbote;
  • sempre utilize shampoos e condicionadores próprios para cabelos coloridos;
  • se já houver tintura nos fios, é sempre bom recorrer à ajuda de um profissional.

4. Previna as manchas na raiz na hora de descolorir

Na hora de aplicar a tinta é muito comum precisar passar na raiz, mas é necessário ter cuidado para não manchar — por ser um local bem visível, a ocorrência de manchas é mais difícil de ser disfarçada.

Para evitar que isso aconteça é bom tomar alguns cuidados antes de começar a passar a coloração, prestando bastante atenção já no processo de descoloração:

  • verifique se o pó descolorante está muito ralo — se estiver, é bem provável que o produto escorrerá por todo o cabelo, sendo mais difícil controlar o resultado;
  • o tamanho do papel alumínio tem que ser igual ou maior que tamanho da mecha, porque, se for menor, o descolorante vai ser todo empurrado para o meio da raiz;
  • uma dica importante para não manchar é sempre seguir passo a passo todos os procedimentos que estão indicados na embalagem do produto antes de iniciar a coloração.

Gostou das nossas 4 dicas de como evitar as manchas no cabelo? Então curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades em primeira mão!

Sobre o autor

Marina Chagas

Deixar comentário.

Share This
Navegação