Coloração Home Care

Cuidar dos cabelos no verão, dicas infalíveis!

Escrito por LM Gomes

O sol está chegando e a procura pelos salões de beleza começa a aumentar. Prepare-se: uma grande leva de clientes com fios danificados estão prestes a sentar em sua cadeira e você terá que lidar com vários desafios, suas clientes precisam cuidar cabelos no verão.

Como lidar com os danos aos cabelos no verão? Para ajudar, a LM Gomes traz dicas para os profissionais que precisam daquela força extra para reverter os estragos que a estação mais ensolarada do ano gera nas madeixas.

Quais os danos causados aos cabelos no verão?

Os raios solares são inimigos naturais dos cabelos, porém no verão a exposição excessiva aos raios UV podem causar danos irreversíveis às madeixas. Eles provocam a oxidação dos fios e os tornam sensíveis, quebradiços e sem brilho. Os cabelos tingidos poderão ter sua tonalidade alterada.

Junto ao sol há o cloro, areia e a água do mar que geram o ressecamento e, consequentemente, a caspa, manchas nas mechas, queima do couro cabeludo e até mesmo queda dos fios.

Como reverter esses problemas? Confira algumas dicas essenciais para aplicar no seu salão:

cabelo-esverdeado

1. Aprenda a cuidar dos cabelos esverdeados

O cloro e o sal do mar são os agentes responsáveis por causar a tonalidade esverdeada no cabelo. Eles deixam a água mais alcalina, permitindo a ação do sulfato de cobre que causa essa mudança de tom.

Para contornar a situação, o primeiro passo é utilizar um matizador, que deve devolver aos fios a cor antiga. Utilizar shampoos e condicionadores que possuem o pigmento na cor oposta, como o violeta e azul, podem dar bons resultados!

2. Como lidar com o couro cabeludo queimado?

O couro cabeludo pode sofrer queimaduras nas áreas em que não há uma boa cobertura capilar. Caso ocorra com um cliente, o interessante é utilizar produtos que possuem ativos calmantes, como camomila e aloe vera.

Também será necessário fazer uma hidratação profunda nos fios com máscaras para repor os nutrientes e devolver o brilho aos fios.

Se você perceber a formação de bolhas e uma grande irritação da região, recomende ao cliente que procure um dermatologista.

anti-residuos

3. Fios com resíduos: qual a solução?

Os cabelos acumulam os resíduos após um bom banho de piscina ou mergulho no mar. Uma boa solução é fazer uma lavagem profunda com shampoo antirresíduos e água doce. Finalize o processo com uma boa máscara para selar as mechas.

4. Fios quimicamente tratados

As pessoas que possuem o cabelo tingido ou já passaram por algum procedimento químico, como progressivas, sofrem mais com os dias ensolarados, pois a estrutura capilar já foi modificada e os fios ficam mais sensíveis.

Eles tendem a ficar mais ressecados e quebradiços que os outros e, por isso, precisarão de aplicação de máscaras de hidratação e nutrição para repor a água, os nutrientes e a massa das madeixas.

cuidar dos cabelos no verão cacheado

5. O verão e os cabelos cacheados ou crespos

A estrutura do fio cacheado e crespo já dificulta a lubrificação natural do cabelo na hora de como cuidar dos cabelos no verão é importante lembrar que alguns agentes prejudiciais como sol, cloro e sal contribui ainda mais para o ressecamento dos fios.

Para recuperá-los, as máscaras de tratamento, principalmente de nutrição, serão essenciais para recuperar os danos. Além disso, realizar uma umectação com óleos especiais ajuda a devolver a elasticidade e brilho às mechas.

O mais interessante é que você oriente suas clientes a ter uma rotina contínua contra os agentes prejudiciais do verão. Explique a importância do uso de produtos com filtro solar e os tratamentos que podem ser realizados antes para amenizar os danos.

sugestao-lola-cabelos-cacheados

Gostou de nossas dicas de como cuidar dos cabelos no verão? Comente no espaço abaixo e vamos trocando informações e experiências valiosas!

Sobre o autor

LM Gomes

O melhor espaço para cabeleireiros profissionais.

Deixar comentário.

Share This
Navegação