Dicas de gestão

Erros que você não pode cometer no salão de beleza!

Escrito por LM Gomes

Até pequenos equívocos podem espantar sua clientela e colocar em risco o sucesso de seu negócio. Para evitar problemas, garantindo que seus clientes saiam satisfeitos e sempre retornem, trazemos erros que você não pode cometer no salão de beleza. Cuidar de um salão de beleza pode parecer fácil para quem vê de fora, mas essa é uma tarefa que exige muita responsabilidade. Para garantir uma boa reputação, é necessário, além de oferecer bons serviços, ter um ótimo atendimento. Conheça:

1. Deixar o cliente esperando

A principal reclamação dos clientes de qualquer negócio que funcione com hora marcada é o atraso dos profissionais. Ninguém gosta de chegar em um local na hora certa e passar um longo tempo aguardando. Portanto, sua agenda precisa ser muito bem organizada para que seus clientes não percam tempo.

Não adianta marcar vários clientes em intervalos curtos. Saiba quanto tempo é necessário para cada procedimento e reserve esse tempo para realizar o trabalho. De preferência, deixe alguns minutos sobrando entre um cliente e outro, assim você não terá problemas se ocorrer algum atraso e, caso tudo se encaminhe do modo correto, você terá um tempinho para descansar.

Mas é claro que imprevistos e atrasos sempre podem acontecer e qualquer pessoa está sujeita a esses problemas. Nesses casos, você deve explicar para o cliente o motivo do atraso e quanto tempo mais ele deverá esperar. Não se esqueça de que é importante informar um prazo que você consiga cumprir.

sugestao-de-uso-foreverliss-anabolizante

2. Fazer avaliações desnecessárias

Por mais que você tenha intimidade com o cliente, seu trabalho não é dar opiniões desnecessárias sobre a aparência dele. Se precisar falar sobre algum assunto delicado em relação ao visual do cliente, foque na solução, em vez de apontar defeitos.

Dessa forma, você mostra que a sua intenção é ajudar e diminui as chances de constranger o cliente. Nunca diga frases como “o corte não está legal” ou “o look não favoreceu”. Dê suas sugestões de forma educada e saiba escolher as melhores palavras.

erros que você não pode comentar no salão de beleza

3. Não investir em formação e treinamento

Por ser um ambiente em que não há a demanda por um diploma universitário, algumas pessoas ainda acreditam que não é preciso estudar para trabalhar em um salão de beleza. Lembre-se: fazer a unha e o cabelo das amigas não é o suficiente para que você se torne uma profissional.

É muito importante estudar e sempre atualizar seus conhecimentos em novas técnicas, além de buscar por profissionais bem capacitados para compor sua equipe. Também é importante investir em outros treinamentos, como no atendimento ao público, por exemplo.

4. Não ter uma estratégia de marketing para seu salão de beleza

Mesmo que o seu salão ainda seja pequeno, é importantíssimo ter uma boa estratégia de marketing que inclua, por exemplo, o investimento nas redes sociais — uma vez que estas são, atualmente, indispensáveis para qualquer tipo de negócio. Você precisa ser visto para ser lembrado e é preciso saber como mostrar seu trabalho para possíveis clientes.

Claro que o “boca a boca” e as indicações são importantes, mas a propaganda sempre será a alma do negócio. Contrate um profissional para cuidar dessa área da melhor maneira possível. Não é porque você adora usar as redes sociais que pode dispensar a ajuda de alguém que estudou para fazer isso profissionalmente.

5. Não conhecer os tratamentos e produtos usados

Se você vai propor um tratamento, utilizando determinados produtos, é preciso conhecer tudo sobre eles. Desde suas funções, ingredientes e efeitos, até as desvantagens e problemas colaterais.

Você não precisa informar tudo isso ao cliente, mas, caso ele pergunte, é importante saber explicar tudo muito bem, para que ele sinta confiança e veja que você sabe o que faz. Portanto, estude sobre cada procedimento antes de oferecê-lo em seu salão. Esse é um dos erros que você não pode cometer no salão de beleza e que sempre acontece.

erros que você não pode cometer no salão de beleza sugestão

Você já cometeu algum desses erros em seu salão de beleza? Agora que já sabe como agir nessas situações, aproveite e veja como matizar o cabelo de suas clientes.

Sobre o autor

LM Gomes

O melhor espaço para cabeleireiros profissionais.

Deixar comentário.

Share This
Navegação