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7 dicas de marketing digital para divulgar seu salão de beleza.

Escrito por LM Gomes

Nos dias de hoje, o marketing digital é imprescindível para qualquer negócio ou empreendedor que esteja na internet, seja por meio de site, redes sociais ou outro tipo de mídia. Afinal, as pessoas estão online diariamente, pesquisando informações, empresas, profissionais e interagindo com outras pessoas.

Então, o que acha de se modernizar e divulgar o salão de beleza na internet? Saiba que isso é possível e pode atrair muitos clientes, além de estreitar o relacionamento com aqueles que já possui e torná-los fiéis a você. Por essa razão, confira a seguir 7 dicas de marketing digital para impulsionar o seu negócio!

Saiba qual a importância de investir no mundo online

O número de pessoas que procura tratamentos de beleza e produtos para suprir suas necessidades estéticas tem crescido. O fato é que o uso de ferramentas online tem refletido essa tendência, cada vez mais pessoas procuram conhecer, comparar e adquirir produtos via web.

Segundo um estudo da ATKearney sobre o mercado de beleza, 67% dos entrevistados buscam quatro ou mais lojas online de produtos de beleza para suprir as suas necessidades. 

No Brasil, terceiro maior mercado de beleza do mundo, essa tendência de utilizar ferramentas digitais tem despontado, fazendo com que as empresas precisem se reinventar e utilizar as estratégias certas para atrair os consumidores e se manterem competitivas diante dos concorrentes.

Ou seja, é fundamental estar atento às necessidades do público para poder atingi-los e, principalmente, ter uma presença digital para garantir uma comunicação mais eficaz com o seu público-alvo.

Conheça as melhores dicas para divulgar o salão de beleza

1. Tenha um site

Mesmo que o seu negócio seja pequeno, ter um site é fundamental para criar uma estratégia de Inbound Marketing que o ajudará a competir mesmo diante de grandes players do mercado. Lembre-se que essa plataforma não serve apenas para comercializar produtos, mas para que os consumidores o encontrem quando procurarem pelos serviços que você oferece. 

O site é, inclusive, uma maneira de dizer ao mundo que você existe. Hoje, quem não está na web restringe bastante o seu trabalho. Além disso, por meio dessa plataforma, você poderá estruturar campanhas de e-mail marketing, que geram leads, relacionar-se com os seus clientes e também ganhar autoridade no mercado.

2. Crie uma página no Facebook

Facebook é, sem dúvidas, a rede social mais popular do momento. Por isso, seu salão de beleza precisa estar lá. Mas, atenção: não crie um perfil para o seu negócio, já que o Facebook pode puni-lo e excluir tudo. Crie uma página e a gerencie pelo seu perfil pessoal.

Na página, explore a criação de conteúdo visual, mostrando como é o seu salão, os profissionais e o resultado de trabalhos desenvolvidos. É importante também produzir conteúdos informativos, como: cuidados para cada tipo de cabelo, informações sobre alguns procedimentos e tendências do momento.

3. Invista em posts patrocinados

Atrair novos clientes, criar uma marca forte no mercado e expandir a presença digital. Os anúncios pagos têm diversas funções e vale a pena investir neles se o seu desejo é obter uma fatia maior do mercado

Utilize o Facebook Ads para criar anúncios e impulsionar suas postagens. Assim, elas conseguem maior alcance de público, além de gerarem maior engajamento. Como o alcance orgânico dessa rede social caiu bastante, vale a pena apostar nessa alternativa. Inclusive, com o passar do tempo, isso aumentará o alcance orgânico, haja vista que com o patrocínio mais pessoas veem seus posts e o algoritmo da rede entende o interesse delas, impulsionando os posts patrocinados posteriormente.

 

4. Tenha um perfil no Instagram

Instagram está crescendo cada vez mais e as áreas que mais têm se destacado nessa rede social são os perfis de moda e beleza. Isso porque a rede tem foco em imagens reais e bonitas. Logo, use isso a seu favor!

Tenha um perfil no Instagram e poste fotos do salão e das clientes sendo atendidas. Aquelas montagens de antes e depois dos procedimentos chamam bastante a atenção dos seguidores. Dicas de produtos e aqueles tutoriais rápidos também fazem sucesso entre os indivíduos.

Agora com a função do stories você pode, inclusive, criar conteúdo em vídeos curtos e até mesmo fazer transmissões ao vivo. Isso cria uma maior proximidade do público e o ajuda a interagir com você em tempo real, o que conta muitos pontos, dada a velocidade das informações e as novidades constantes demandadas pelo mercado.

5. Divulgue seu salão também no WhatsApp

Se você achava que o WhatsApp era apenas uma ferramenta para mensagens instantâneas, está errado. Também é possível divulgar o salão de beleza por meio dele.

Para isso, crie listas de transmissão, pois nelas você pode selecionar vários contatos e enviar a mesma mensagem para todos de uma só vez. Esse recurso é ótimo para divulgar uma promoção, fazer um comunicado, explicar sobre um novo serviço, entre outras ações.

Que tal criar um desconto exclusivo para as pessoas que fizerem parte da sua lista de contatos? Trate-as como clientes VIP, faça-as se sentir especiais e, certamente, elas voltarão ao seu salão. No entanto, faça esse trabalho com moderação, já que o celular é algo pessoal e as pessoas não desejam ficar recebendo mensagens do tipo a cada minuto.

6. Escreva um blog e divulgue-o no Google AdWords

Os blogs são ótimos para você divulgar o salão de beleza e, ao mesmo tempo, conquistar autoridade no assunto.

Se você escreve artigos sobre cuidados com os cabelos, testes que fez com produtos, novidades na área de beleza, entre outros temas informativos e que estão em alta no momento, as pessoas verão você como alguém que entende do assunto, que tem conhecimento e, assim, é uma autoridade na área.

Os blogposts bem estruturados e ricos em informação atraem pessoas interessadas em adquirir conhecimento de qualidade sobre o assunto. Não se esqueça de investir em materiais mais avançados, como os e-books e também os webinars. Esse tipo de conteúdo ajuda a conquistar compradores que ainda têm dúvidas. 

Além de valorizar a sua imagem profissional, isso mostra o comprometimento com a informação. Você pode, inclusive, utilizar as páginas para fazer campanhas de links patrocinados, como no Google AdWords. Assim, quando alguém fizer uma pesquisa sobre o tema do artigo, o seu aparecerá em destaque.

7. Abra um canal no YouTube

As pessoas adoram vídeos! Abra um canal no YouTube e grave tutoriais ensinando a fazer pequenos penteados para o dia a dia, maquiagens leves para ir ao trabalho, outras mais “fashion” para a balada no fim de semana, etc.

Os vídeos no estilo tutorial são sucesso no YouTube e você pode criá-los de forma bastante simples no seu próprio salão. Quando as pessoas gostam do profissional e da ajuda que ele está oferecendo, cria-se um relacionamento amigável. Isso é importante para a conquista de indicação de novos clientes.

Agora, vamos a um fato bastante importante! É possível, sim, que você mesmo desenvolva essas ações sozinho de marketing digital ou com a ajuda de sua equipe. No entanto, há profissionais especializados nesses serviços e que podem desenvolvê-lo de forma profissional, alcançando resultados bastante expressivos. Por isso, se possível, invista na contratação deles. 

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Sobre o autor

LM Gomes

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