Dicas de gestão

Aprenda como fazer promoções no salão de beleza em 5 passos.

Escrito por LM Gomes

Quem trabalha no ramo dos salões de beleza sabe que vez ou outra é necessário fazer algumas promoções, seja porque em alguns meses do ano os negócios ficam um pouco mais fracos, seja para angariar novos clientes ou para fazer com o que o nome do estabelecimento fique conhecido em determinada região.

No nosso post de hoje, vamos dar 5 dicas de como fazer promoções no salão de beleza e obter sucesso. Confira!

1. Defina um público-alvo

O público-alvo é relevante, pois é ele que definirá a postura dos funcionários em relação aos clientes e a forma como o proprietário estabelecerá as promoções para fidelizar as pessoas.

Por exemplo, salões que atendam o público AA necessitam de tratamento diferenciado, como um café servido em uma máquina mais sofisticada. Outros prezam pelo atendimento mais rápido: nesse caso, deve-se investir na organização do local para que o cliente saia no tempo estipulado e com um atendimento de qualidade.

Uma novidade que vem ocorrendo nos últimos tempos são os salões especializados no público adolescente. Esse tipo de segmento oferece tinturas de cores mais variadas, cursos de automaquiagem, dia de beleza com as amigas, entre outras coisas.

2. Determine quais serviços serão oferecidos nas promoções

Uma boa dica é fazer pacotes promocionais, de dois ou três serviços: corte + escova, manicure + pedicure, luzes + hidratação. Uma opção adicional: se o cliente comprar um pacote, ele poderá receber mais um tratamento sem ônus nenhum.

Ofereça sempre alternativas de maior e de menor valor, que atendam a todas as pessoas. Uma boa escolha é dar um cupom para sorteio em compras acima de determinado valor, cujo prêmio será uma cesta de produtos de beleza, por exemplo.

3. Tenha um prazo estabelecido

Lembre-se sempre de que promoções são por tempo limitado. Não adianta ficar aumentando o período, pois isso poderá se tornar rotina e, no final, o local só trabalhará com promoções. Portanto, estabeleça a duração e dê um prazo para começar uma nova oferta.

4. Esteja com os produtos e equipamentos necessários sempre em dia

Dependendo da promoção oferecida, a demanda pode aumentar bastante. Por isso, atente-se para que nessas épocas o seu estoque de produtos esteja em maior quantidade, eliminando o risco de que falte algo no dia e, com isso, o cliente acabe saindo insatisfeito. Os equipamentos também têm que comportar a procura e, caso seja necessário, contrate funcionários temporários.

5. Traga um amigo e ganhe um brinde

Para finalizar, uma excelente opção é estimular o cliente a levar um amigo para realizar algum procedimento no salão. O brinde disponibilizado pode ser uma hidratação, um desconto em um tratamento mais elaborado ou até um batom. Além de fidelizar o público já existente, pode trazer mais clientes para o seu negócio.

Promoções são chamativas para todas as pessoas, mas, antes de colocar em prática as ideias, estabeleça ofertas que atendam a todos os públicos e que não tragam despesas em vez de lucros.

Gostou das nossas dicas sobre como fazer promoções no salão de beleza? Assine então a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!

Sobre o autor

LM Gomes

O melhor espaço para cabeleireiros profissionais.

Deixar comentário.

Share This
Navegação