Dicas de gestão

Saiba como decidir o preço dos seus serviços no salão de beleza

Escrito por Marina Chagas

Muitas donas de salão de beleza chegaram ao ponto de abrirem seu próprio negócio por serem ótimas profissionais e saberem como tratar bem os clientes. Porém, é comum que tenham dúvidas na hora de atuar como empresárias, já que precisam de conhecimentos sobre negócios e administração de empresas. E uma das maiores dificuldades está em decidir o preço dos serviços do salão.

Por isso, neste post vamos explicar como você pode definir a tabela de preços do seu estabelecimento, de forma que o seu salão cobre valores justos e que não deem prejuízo. Vamos lá?

1. Calcular os custos fixos

O primeiro passo é calcular o total de despesas mensais, que ocorrem independentemente do número de atendimentos no seu salão. Esses custos envolvem, principalmente:

  • Aluguel;
  • Água;
  • Luz;
  • Telefone/TV/internet;
  • Tributos;
  • Funcionários;
  • Custos recorrentes com divulgação.

Em seguida, você precisa calcular o custo fixo por hora de funcionamento do salão.

Suponha que o seu salão trabalhe durante 8 horas nos dias de semana, 5 horas no sábado e 5 horas no domingo. São 50 horas por semana e cerca de 200 horas por mês (50 horas por semana X 4 semanas).

Se as suas despesas fixas forem de R$ 3.000,00, o custo fixo por hora de funcionamento do salão é de R$ 15,00 (3.000 / 200).

2. Calcular o valor da sua hora de trabalho

Neste passo, você calculará quanto deve ser a sua hora de trabalho para manter as contas pessoais em dia.

Se você precisa de R$ 2.000,00 por mês (esse valor varia de acordo com o orçamento familiar) e trabalha 200 nesse período, você precisa ganhar R$ 10,00 por hora (2.000 / 200).

3. Calcular os custos de cada serviço

Aqui, você precisa calcular os gastos com produtos em cada atendimento e a comissão dos funcionários, se houver. Faça isso para todos os seus serviços para ter valores mais precisos das suas despesas.

Por exemplo, o serviço de coloração custa para você R$ 15,00 de tintura e a comissão para o funcionário que faz essa tarefa é de R$ 5,00. O seu custo por atendimento para coloração será de R$ 20,00.

4. Calcular o preço do serviço segundo o tempo de atendimento

Agora, você precisa estimar quanto tempo é necessário para concluir cada um dos seus serviços.

Ainda no exemplo da coloração, suponha que o procedimento leve uma hora. O preço mínimo para esse serviço será:

Custos fixos: R$ 15,00 X 1 hora = R$ 15,00

Custos do seu trabalho: R$ 10,00 X 1 hora = R$ 10,00

Custos da coloração: R$ 20,00

Preço mínimo da coloração: 15 + 10 + 20 = R$ 45,00

5. Analisar o preço no mercado

Com esse valor mínimo em mente, precisamos compará-lo com os preços praticados pelos principais concorrentes.

Se um salão nas proximidades cobrar R$ 60,00 por coloração, você terá uma boa margem de lucro para incluir no serviço e ainda cobrar mais barato que o seu concorrente.

Porém, se um concorrente cobrar R$ 40,00, você precisará verificar se ele está fazendo alguma promoção. Se não for o caso, isso pode significar que ele tem custos fixos menores que os seus, usa produtos de qualidade inferior, tem mão de obra menos qualificada etc.

6. Adicionar a margem de lucro

Conhecendo a sua concorrência e os seus clientes, você saberá com qual margem de lucro poderá trabalhar.

Por exemplo, se você aplicar uma margem de lucro de 10% na coloração, o preço que você deve cobrar por esse serviço será:

Preço mínimo da coloração: R$ 45,00

Margem de 10%: R$ 4,50

Preço da coloração com 10% de lucro: R$ 49,50

7. Avaliar o valor agregado aos serviços

Não se esqueça que os consumidores costumam avaliar os preços de acordo com o custo-benefício.

Se o seu salão preza por uma boa experiência, com funcionários atenciosos, conexão Wi-fi e vantagens para clientes fiéis (descontos, brindes etc.), o valor agregado aos seus serviços será maior. Isso possibilita que você cobre um pouco a mais, mas lembre-se de manter os preços justos.

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Sobre o autor

Marina Chagas

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