Dicas de gestão

5 dicas para diferenciar seu salão de beleza e ganhar da concorrência

Escrito por LM Gomes

Com tantas opções no mercado, homens e mulheres ficam em dúvida na hora de escolher o salão de beleza que melhor atenda suas necessidades. Questões como preço, qualidade dos serviços e atendimento são essenciais.

No entanto, apenas cumpri-las não basta! É preciso se diferenciar para sair à frente da concorrência. Para ajudá-lo nessa tarefa, criamos o artigo de hoje.

A seguir, você encontrará dicas exclusivas de como se destacar e obter mais sucesso com o seu salão de beleza. Continue a leitura e confira!

1. Invista em uma marca forte 

Você pode ter um salão pequeno de bairro ou uma rede espalhada pelo país, mas a marca é um dos elementos mais importantes e merece atenção especial. Para isso, é preciso avaliar com atenção o seu perfil de público e a sua identidade como profissional. 

A partir disso, trabalhe o design do seu salão, o nome, o slogan e todo o material gráfico que for necessário. Não se esqueça do marketing sensorial! Invista em odores marcantes, cores e símbolos para um visual único. Isso definitivamente ajudará você a criar uma lembrança duradoura na mente do consumidor. 

2. Mantenha o seu salão de beleza sempre limpo 

Para se diferenciar da concorrência, é preciso também investir nos detalhes. Por isso, mantenha o seu salão de beleza sempre limpo e organizado. Além de criar uma boa impressão para quem entra, isso é uma questão de higiene. 

Toalhas limpas, materiais descartáveis em todos os momentos possíveis, chão sempre limpo, local organizado por armários — tudo conta bastante para a aparência do estabelecimento.

Se o seu cliente precisar escolher entre você e seus concorrentes, ele definitivamente optará por aquele que que tiver maior preocupação com o espaço. No caso, trata-se do seu estabelecimento!

3. Tenha um atendimento impecável 

Já falamos sobre a importância que o bom atendimento tem. Isso, afinal, é algo básico. No entanto, vale a pena reforçarmos que os funcionários precisam ser treinados para lidar bem com o público.

Além de receber instruções sobre aplicações de produtos e procedimentos capilares ou estéticos, seus colaboradores precisam saber se relacionar bem interpessoalmente.

Ademais, eles necessitam ser simpáticos, atenciosos e especialistas. Logo, valorizá-los visando a motivação para o trabalho deve fazer parte da sua cultura empresarial.

4. Utilize produtos de qualidade

Está aí algo que faz uma grande diferença para os clientes: a utilização de produtos de qualidade.

Não adianta inventar! Alguns itens proporcionam resultados diferentes e melhores. Por essa razão, é fundamental escolher com atenção os produtos que serão oferecidos nos tratamentos.

Lembre-se também de disponibilizar linhas de produtos que podem ser usados em casa. Assim, o seu cliente poderá fazer a manutenção diária e, consequentemente, procurará por seu estabelecimento quando precisar.

5. Aposte nas promoções e na divulgação 

A propaganda é a alma do negócio. Apesar de clichê, essa frase diz muito sobre a diferenciação no mercado. Portanto, investir em estratégias de marketing e comunicação deve estar entre os itens principais da sua gestão.

Para potencializar os efeitos, é preciso que você inclua nesse pacote as promoções. Programas de fidelidade, descontos em mais de um serviço e datas especiais são apenas algumas das ações que podem ser colocadas em prática.

Viu só? Existem muitas maneiras de diferenciar o seu salão de beleza e ganhar da concorrência. O principal é sempre estar em contato com o cliente para poder aperfeiçoar os processos e atender às novas necessidades deles.

Esperamos que tenham gostado das dicas do nosso post de hoje! Para obter ainda mais sucesso nos tratamentos oferecidos no estabelecimento, leia também nosso sobre como escolher a linha de cosméticos profissionais para salão de beleza!

Sobre o autor

LM Gomes

O melhor espaço para cabeleireiros profissionais.

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