Dicas de gestão Institucional

Salão de beleza masculino: 7 dicas de como montar.

Escrito por Marina Chagas

O salão de beleza masculino é um tipo de negócio que tem crescido bastante. Isso porque uma nova perspectiva de que o homem não precisa apenas cortar o cabelo tem se fortalecido. Hoje, ele também pode passar por outros tratamentos de beleza e deseja isso com qualidade, conforto e segurança.

Ao adicionar este serviço a uma estratégia eficiente, seu empreendimento terá tudo para dar certo. Quer saber como? Continue lendo este post.

Veja como montar um salão de beleza masculino

Não existe um mapa da mina, mas sim um caminho que exige comprometimento e ações bem direcionadas para ter um salão de beleza masculino bem-sucedido. Saiba mais:

1. Elabore um plano de negócio

Antes de tudo, é preciso colocar no papel tudo o que for necessário para abrir o negócio. Qual será a abordagem, o orçamento disponível, modus operandi, quais serão os equipamentos necessários, que serviços e produtos serão ofertados, os objetivos, entre outros pontos fundamentais para o bom andamento do salão.

Existem modelos interessantes de planos de negócio que servem muito bem para o salão de beleza masculino. Entre eles podemos destacar o Business Model Canvas, no qual os empreendedores descrevem o negócio, o que vão precisar e demais pontos de maneira simplificada.

2. Conheça seu público-alvo

Todo mundo não é seu público-alvo, nem todo o tipo de homem. O salão de beleza masculino pode atender aos homens de todas as idades, mas deve focar em um público específico.

O ideal é criar um perfil do que seria o seu público-alvo, indicando idade, poder aquisitivo, preferências, hábitos de compra, entre outras informações. Dessa forma, é possível direcionar seus serviços, atribuir preços, definir abordagens, criar publicidade e outras ações importantes.

3. Faça um estudo para definir a localização

A localização do salão de beleza masculino vai depender de alguns fatores. Dentre eles, podemos citar o fluxo de pessoas, outros estabelecimentos semelhantes e as oportunidades. Um exemplo é o salão que foi montado em um posto de gasolina. Muitos homens passam lá com frequência e, entre um abastecimento e outro, podem parar e dar um trato no visual.

O ideal é optar por um ponto próximo aos centros comerciais, padarias, restaurantes e avenidas com grande fluxo de pessoas. Avalie se o local é de fácil acesso, se o ponto é visível ao seu público e se não há concorrentes nas proximidades.

4. Conheça a concorrência

Conhecer a concorrência vai ajudá-lo a criar seus próprios serviços, saber que produtos usar e oferecer e definir preços, por exemplo. Você não precisa copiá-lo, mas pode usá-lo como base e assim aperfeiçoar seu planejamento, uma vez que o concorrente pode ajudar no seu posicionamento em relação ao mercado.

5. Procure bons fornecedores

Inicialmente, serão precisos equipamentos para trabalhar e criar um ambiente agradável. A estrutura básica deve contar com:

  • lavatório;
  • cadeiras para o corte;
  • cadeiras ou sofás para espera;
  • tesouras e máquina de cortar cabelo;
  • navalhas;
  • cremes para barbear, bálsamo, entre outros produtos.

Além deles, é preciso ter armários, mesas para guardar equipamentos, mostruário (caso exponha produtos) e espelhos.

6. Tenha um diferencial

Agora que você já conhece o seu negócio e a sua concorrência, é hora de criar um diferencial. Pode ser um tratamento, kits, promoções diferenciadas, abordagens, serviços especiais, atendimento a determinados públicos, entre outros pontos que vão destacar seu salão em meio aos demais. Pense em algo único, que fará seus clientes se impressionarem e que agregará valor à sua proposta.

7. Busque capacitação constante

Ao abrir um salão de beleza masculino, pressupõe que se tenha experiência ou funcionários capacitados para atender bem. Mesmo assim, é importante se renovar, fazer novos cursos e capacitações tanto para tratamentos quanto para a gestão do negócio. Dessa forma, é possível saber das tendências e novidades do mercado, além de oferecer serviços e produtos cada vez mais satisfatórios para o cliente.

Gostou do nosso post? Então saiba também como destacar seu salão de beleza e sair na frente da concorrência!

Sobre o autor

Marina Chagas

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