Coloração

Técnicas de mechas: desvendamos os segredos para você

Escrito por LM Gomes

Mechas é um dos estilos mais adorado pelas mulheres quando desejam dar aquela iluminada no visual sem precisar colorir os cabelos por completo. Por isso os cabeleireiros precisam estar atentos as tendências e técnicas de mechas para oferecer um atendimento personalizado.

É importante que o profissional identifique o desejo da cliente e explique a diferença de cada técnica para dar ciência de qual estilo combina mais com ela.

O tempo é um dos segredos da descoloração para qualquer tipo de técnica, pois é ele que dita a ação dos produtos e a reação dos cabelos ao clareamento, além de paciência, segurança e dedicação para um resultado satisfatório e exuberante.

Tons e cuidados ao descolorir

As mechas precisam ser puxadas de dois a três tons abaixo da cor da pele para não contrastar muito. Além disso, deve-se considerar o estilo, textura e corte dos cabelos. As descolorações muito marcadas próximas à raiz já não são mais tendência, a alta é manter um visual mais natural.

O descolorante pode ser aplicado em cabelos saudáveis com ressalva para aqueles com química que contenham hidróxidos. É indicado começar a descoloração da nuca para as laterais, depois para o topo e frente da cabeça, sem encostar as mechas à raiz dos cabelos para não criar manchas indesejáveis.

Entenda as diferenças das técnicas de mechas.

 

Reflexo.

cabelo_reflexo-tile

 É usado para deixar o cabelo com um aspecto natural,. Porém os reflexos proporcionam um efeito iluminado bem mais visível que as luzes.

A técnica consiste em pintar várias mechas pequenas do cabelo com o auxílio do papel alumínio deixando-as bem marcadas e divididas por toda a cabeça. As mechas geralmente são finas, mas a espessura pode variar conforme o volume do cabelo.

 

Balayage.

balaigem

Consiste em mechas mais grossas que partem do topo do cabelo até as pontas com a ajuda do papel alumínio. Essa técnica combina com várias tonalidades de cabelo, pois mistura vários tons de loiro.

O efeito começa suave perto da raiz e vai ficando mais intenso em direção às pontas, proporcionando uma mudança gradual da cor.

Californianas.

Tratamento-Para-Cabelos-com-Mechas-Californianas-8-tile

Inspirada no estilo das surfistas da Califórnia, a técnica consiste em deixar as extremidades do cabelo mais claras que o restante, cerca de cinco dedos do comprimento até as pontas.

Os tons mais procurados estão entre o champagne e os loiros, mas opções em castanho e ferrugem têm ganhado força também.

 

Ombré hair.

BEVERLY HILLS, CA - AUGUST 3: Rachel Bilson arrives at the CBS, The CW And Showtime TCA Party held at The Pagoda on August 3, 2011 in Beverly Hills, California.  (Photo by Gregg DeGuire/FilmMagic)

Oferece um efeito degradê da cor natural do cabelo, clareando no comprimento em diferentes alturas e tamanhos de mechas, a partir de sete dedos abaixo da raiz, em direção às pontas.

O clareamento pode ser feito com tons quentes e frios, mas é importante concentrar a tonalidade mais forte nas pontas para contrastar com o restante do cabelo. Do ombré hair originou-se o efeito sombré hair, com a mesma disposição de degradê, porém em tons sutis e sem criar marcação, lembrando o efeito de um sombreado.

 

Splashlight.

Splashlight-Blonde-Hair-tile

 A proposta da técnica é aplicar mechas de forma horizontal nos fios, como um feixe de luz brilhando neles. O ideal é alcançar um tom sobre tom, clareando pouco para um resultado harmônico que pode ser bem marcado, reforçando o contraste, ou mais sutil conforme o desejo da cliente.

A splashlight não inspira retoques frequentes, já que é uma coloração que não parte da raiz.

Flashes.

As mechas são feitas nas partes mais externas do cabelo como nuca, têmporas, ao redor da orelha e em cima da cabeça, destacando-se mais quando o cabelo estiver preso em um rabo de cavalo ou coque.

As mechas flashes atingem menos quantidade de fios começando na raiz e até as pontas, onde se intensificam um pouco mais de forma sutil. Para ter o efeito deve-se desfiar os fios com micropente para não deixar marcas e fazer com que o clareamento fique imperceptível. Uma vantagem da técnica é a baixa manutenção que requer no máximo dois ou três retoques.

Por fim, deve-se orientar a cliente sobre a manutenção das mechas em casa, e, se possível, ofereça em seu salão linhas deprodutos, como máscaras para nutrição e hidratação e shampoo desamarelador.

Gostou das dicas? Compartilhe este post com seus amigos.

Sobre o autor

LM Gomes

O melhor espaço para cabeleireiros profissionais.

Deixar comentário.

Share This
Navegação