Dicas

A importância do uso do protetor solar

Faça chuva ou faça sol, frio ou calor, os raios ultravioletas nunca saem de cena. Entenda qual a importância do uso do protetor solar diariamente, e como usá-lo corretamente.

Todo mundo sabe que o uso do protetor solar é indispensável no dia a dia, porém muitas pessoas pensam que o protetor solar deve ser usado apenas em dias de sol e calor. No entanto, é ele que previne os danos causados pelos raios ultravioletas, tais como envelhecimento precoce, queimaduras, e até mesmo o desenvolvimento de câncer de pele. E é isso que vamos falar hoje, confira a seguir!

Entendendo os Raios UVA, UVB e UVC

A Radiação Ultravioleta (UV) pode ser classificada em três tipos, mas os UVA e UVB são os mais importantes e conhecidos. A diferença entre eles é que o UVA penetra profundamente na pele, enquanto o UVB atinge apenas a camada superficial da pele. Vamos conhecer melhor cada um?

Os raios UVA estão presentes em todo o ano, atingindo a nossa pele tanto no inverno, quanto no calor. Porém ela é mais intensa antes das 10h e após às 16h. Como já falamos acima, os raios UVA penetram profundamente em nossa pele, chegando até à hipoderme, sendo os principais responsáveis pelo envelhecimento da pele, causando rugas, manchas, perda da elasticidade e o câncer melanoma.

Os raios UVB são mais intensos no verão, no período das 10h às 16h. Ela é parcialmente absorvida pela camada atmosférica da Terra, o que consegue ultrapassar essa barreira é nocivo ao organismo humano, atingindo a pele superficialmente causando apenas vermelhidões e queimaduras provocadas pelo sol.

Os raios UVC são os mais perigosos à nossa saúde, porém são totalmente absorvidos pelo oxigênio e o ozônio da nossa atmosfera antes mesmo de entrar em contato com os seres humanos e a superfície do planeta.

Motivos para usar o protetor solar

Se mesmo com os fatores citados você ainda possui dúvidas sobre o uso do protetor solar, veja quais são os malefícios do não uso do protetor.

Impede o aparecimento de machas: Ao expor a pele ao sol sem a devida proteção, independente que qual parte do corpo, pode favorecer o aparecimento de manchas, e muitas vezes, podem ser malignas, causando problemas na derme.

Melhora a textura da pele: Quando a pele fica muito tempo exposta aos raios UV, sem proteção, tende a ficar ressecada e áspera.

Serve como hidratante: O protetor solar não substitui um creme hidratante ideal para sua pele, mas ele possui funções capazes de hidratar a pele e ao mesmo tempo proteger os raios UV.

Previne o câncer de pele: O perigo mais grave é o câncer de melanoma, um dos tumores mais agressivos que acometem o tecido. Uma das formas de evita-lo é o uso frequente do protetor solar.

O que é FPS e como funciona

A sigla FPS significa Fator de Proteção Solar, é o índice que determina o grau de proteção contra queimaduras oferecido pelo protetor solar. A pele quando exposta ao sol sem proteção, dependendo do tipo de pele da pessoa, leva um determinado tempo para ficar avermelhada. Quando se usa um filtro solar com FPS 15, por exemplo, a mesma pele leva 15 vezes mais tempo para ficar vermelha.

O FPS refere-se apenas ao grau de proteção contra a radiação UVB, mas ainda não existe consenso para classificar a proteção contra a radiação UVA. O ideal é optar por produtos que oferece proteção contra a radiação UVA e UVB.

O fator de proteção solar mínimo para uma proteção adequada é FPS 15, aplicando o produto generosamente, sempre 20 a 30 minutos antes de se expor ao sol e reaplicando-o a cada 2 horas. Entretanto, como o FPS é determinado em laboratório, sob condições especiais, recomenda-se dar uma margem se segurança, usando sempre protetor solar com FPS igual ou superior que 25.

Sol a favor da sua saúde

Existem períodos ideais para quem deseja ter um contato com o sol. Eles acontecem das 7h às 9h e das 15h às 18h, sempre com o uso de um protetor solar. Entre as 10h e às 16h o ideal é evitar contato com o sol, pois podem causar queimaduras na pele.

Vale ressaltar que é importante utilizar protetor solar em ambiente fechados também.

Agora que você já sabe como cuidar da usa pele e usar corretamente o protetor solar, compartilhe essa informação com seus amigos, para que eles possam saber a importância do uso do protetor solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.