Dicas

Cabelo sem brilho: descubra quais as causas e soluções

Quem não sonha com cabelos luminosos e cheios de movimento, como aqueles que vemos nos comerciais? Ter cabelos bonitos e bem cuidados não influencia apenas na estética da mulher, mas também em sua autoestima e autoconfiança.

Por isso, lidar com um cabelo sem brilho, muitas vezes, pode parecer um pesadelo, mas não é tão complicado quanto você acredita. Evitando alguns hábitos e apostando em cuidados específicos, você pode recuperar o brilho dos fios e conquistar as madeixas que sempre sonhou. Quer descobrir como? Continue acompanhando nosso post.

O que causa a opacidade nos fios?

Você, provavelmente, já percebeu que sai do salão com um brilho incrível, mas com o passar dos dias vai desaparecendo. A opacidade pode surgir por vários motivos e ela, normalmente, é um sinal de que seu cabelo está danificado e precisando de mais cuidados. Abaixo, listamos alguns fatores responsáveis por deixar os fios sem brilho.

Não lavar da forma correta

O acúmulo de resíduos de produtos, poeira e poluição é um fator que interfere muito no brilho das madeixas. Essas impurezas deixam os fios com um aspecto pesado e sem vida. Na hora de lavar, é preciso que o processo seja feito de forma cuidadosa e com água morna. Para ajudar, você pode utilizar um shampoo antirresíduos pelo menos uma vez a cada dois meses.

Usar muitas ferramentas de calor

Outro fator que agride a fibra capilar, deixando os fios opacos, é o uso frequente de ferramentas de calor, como secador e chapinha. Para garantir fios saudáveis e brilhantes é ideal utilizar esse tipo de utensílio apenas em situações especiais e sempre após a aplicação de um protetor térmico.

Não hidratar regularmente

Outro fator que influencia diretamente no brilho dos fios é a falta de hidratação. Ao longo dos dias, nosso cabelo tem contato com inúmeros agentes agressores, como o sol e o vento, e tudo isso contribui para deixar as madeixas ressecadas e opacas. Por isso, é essencial realizar hidratações em casa regularmente para recuperar os danos.

Como recuperar o brilho dos fios?

Além de evitar os hábitos citados acima, algumas dicas vão ajudar você a recuperar o brilho e deixar seus cabelos mais saudáveis e bonitos. Confira!

Cuide da alimentação

Uma alimentação pobre também pode deixar os cabelos sem brilho, por isso tente ingerir alimentos ricos em:

  • vitaminas do complexo B;

  • vitamina A;

  • magnésio;

  • cálcio;

  • potássio;

  • zinco.

Caso tenha deficiência de alguma vitamina, converse com seu dermatologista sobre a possibilidade de suplementação.

Use produtos com pH ácido

Produtos com pH ácido selam as cutículas e, com isso, deixam os fios mais alinhados, promovendo mais reflexos de luz. Depois de lavar e hidratar, utilize um condicionador com pH baixo ou, caso prefira, opte por um acidificante. Isso fará com que seus cabelos fiquem sempre brilhantes.

Faça umectações

Outro tratamento que ajuda a recuperar o brilho das madeixas é a umectação. Esse cuidado ajuda a nutrir os fios e pode ser feito com óleos vegetais capilares. Caso queira um tratamento mais potente, faça a umectação noturna, deixando o produto agir durante toda a noite e retirando pela manhã.

Um cabelo sem brilho fica com aspecto danificado e pode, até mesmo, impactar em sua autoestima. Mas esse problema é fácil de resolver e você pode solucioná-lo em casa, com cuidados simples. Evite expor os fios a fontes de calor sem proteção e os mantenha sempre hidratados, assim você conseguirá recuperar os danos capilares e conquistar madeixas brilhantes e saudáveis.

Agora que você já sabe como se livrar da opacidade, descubra em quais produtos investir para conquistar fios mais saudáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.