Curiosidades

Guia prático: entenda como matizar o cabelo da clientela

Como matizar o cabelo das clientes e receber muitos elogios ?

Se você é cabeleireiro, sabe que é muito comum os fios não atingirem a tonalidade desejada após um processo de tingimento ou descoloração do cabelo. Ou, ainda, após um tempo, ficarem desbotados ou amarelados nos casos de mechas e luzes. Esse problema costuma ocorrer quando a cor natural é alterada, quando o tempo de ação do descolorante não foi o suficiente para clarear ou quando se altera a cor com frequência. Com isso, os cabelos podem ficar manchados ao receber outro tom ou por não absorver a tinta e então, é preciso que você entenda como matizar o cabelo da clientela.

Em qualquer um desse casos, o cabeleireiro pode matizar o cabelo para equilibrar o tom ou devolver o brilho nos cabelos descoloridos ou tingidos. Porém, essa técnica pode ser realizada de duas formas, e vai pedir habilidade e conhecimento do profissional.

Nesse post daremos um guia prático para os cabeleireiros de quando e como pode matizar os cabelos da clientela. Acompanhe!

O que é matização?

A matização tem a ação de neutralizar a cor antiga, acrescentando ou intensificando a cor do cabelo e eliminando os tons indesejados. A técnica pode ser feita antes ou depois do procedimento químico. O segundo caso geralmente é feito para corrigir a tonalidade de luzes, mechas e reflexos.

Para não correr o risco de danificar o cabelo da clientela, é necessário entender bem o processo de como matizar o cabelo e as suas diferenças em relação ao tingimento.

Qual a diferença entre a matização e o tingimento?

Existem dois métodos de matizar o cabelo : com tonalizante ou coloração, que oferecem resultados diferentes.

O tonalizante tem agente oxidante de 10 volumes e não contém amônia, por isso promove uma alteração superficial na cor do cabelo e de forma menos agressiva, isto é, não penetra profundamente nos fios e não altera a cor de fundo. Portanto, essa matização é ideal para realçar o tom e o brilho do cabelo, priorizando as áreas que carecem de correção na tonalidade. O processo de aplicação dura em torno de 10 a 25 minutos, dependendo do comprimento dos cabelos, e vai saindo dos fios ao longo das lavagens.

Já a coloração possui agente oxidante de 40 volumes e é um processo químico mais invasivo nos fios, pois penetra em toda sua estrutura com o objetivo de mudar a cor do cabelo e garantir um resultado mais duradouro. Dependendo da escala de tons, o processo pode durar de 40 a 50 minutos até chegar a tonalidade desejada, e necessita mais da atenção do profissional para não manchar a pele do cliente.

Quando usar o tonalizante?

A matização com tonalizante é mais indicado para os casos em que o cabelo tem oxidação em um nível menos grave ou para realçar o tom das mechas de fios claros.

Na prática, o processo vai depender do tom de fundo do cabelo, da cor que ele apresenta e do resultado que se quer alcançar, mas, geralmente, nos tons loiros são aplicados tonalizantes acinzentados e roxos para neutralizar amarelos e alaranjados. Por exemplo, se o cabelo é cabelo loiro escuro e tem mechas de loiro claro, você pode usar o tonalizante prata para dar brilho e intensificar a tonalidade apenas nas áreas mais claras.

Quando usar a coloração?

Matizar o cabelo com coloração é mais indicado para tonalidades escuras, pois o cabelo tende a perder a cor tingida por várias razões, sendo uma delas a oxidação dos fios em um nível mais grave, principalmente na raiz, o que se considera mais complexo para corrigir o tom. Além disso, a matização com coloração também é recomendada para cabelos com uma cor só.

Após o tratamento no salão, o cabeleireiro pode indicar e instruir para sua cliente o uso de shampoo matizador e cremes com fórmulas matizantes, que prolongam o efeito do brilho da cor do cabelo da cliente, mantendo o resultado do salão de beleza.

Como você pode ver, é muito importante estar atento ao processo de matização para ter o resultado esperado e a satisfação da clientela.

Ficou com alguma dúvida de como matizar o cabelo das clientes? Você já teve alguma experiência ao fazer alguma tonalização ou coloração dos cabelos? Comente aqui no post!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.