Dicas

Beleza e bem-estar: 5 cuidados essenciais com a pele no frio

Você foi se maquiar e percebeu que seu rosto estava com uma aparência nada agradável? Saiba que os cuidados com a pele no frio são indispensáveis para evitar problemas epidérmicos mais sérios.

A queda na temperatura, o vento e a baixa umidade relativa do ar provocam aquela sensação de terra árida na face e nos lábios. Isso faz com que a pele perca o brilho natural e pode prejudicar sua autoestima.

Para que você não passe por essa situação, trouxemos cinco dicas que vão ajudar nos cuidados com a pele no frio. Confira!

1. Fique de olho na temperatura do banho

Por mais que seja gostoso tomar aquele banho quente, você deve saber muito bem que não se trata de uma prática saudável, não é mesmo? Além de causarem sérios riscos para o couro cabeludo e serem um dos fatores que ocasionam a queda de cabelo, os banhos quentes são um terror para a pele.

O ideal é optar pela temperatura morna, para que você não perca a proteção da camada natural de gordura presente na pele. Inclusive, vale lembrar que tal camada é responsável por evitar bactérias, vírus, fungos, poeira e outras substâncias nocivas.

2. Saiba cuidar bem do rosto

Da mesma forma que você tem de cuidar do corpo no banho, é preciso reforçar a proteção do rosto. Lave-o diariamente com algum sabonete específico para o seu tipo de pele, mas não faça uso do produto em excesso.

Mesmo que sua face apresente oleosidade, a limpeza de pele e o uso do hidratante são indispensáveis. Caso apareçam cravos e espinhas de modo recorrente, opte por um procedimento de limpeza em clínicas especializadas, a fim de realizar a extração de forma segura e evitar possíveis infecções ou manchas.

3. Aposte em hidratantes labiais

Mais um aspecto fundamental dos cuidados com a pele no frio é o lábio, que tende a apresentar uma forma ressecada e craquelada no inverno. É ótimo manter na necessaire o bom e velho protetor labial, pois assim você consegue deixar a boca hidratada e fugir do risco de apresentar cortes ou dores indesejáveis.

Entre os protetores, opte por aqueles à base de manteiga de cacau, babosa ou até Bepantol, pois tais itens são ideais para proporcionar brilho e umidificar os lábios da maneira correta. Além disso, escolha bem suas makes no inverno e dê preferência aos batons líquidos, tendo em vista que são perfeitos para uma boa proteção.

4. Utilize produtos para o corpo

Da mesma forma que os óleos são bastante indicados para nutrir os cabelos, reparar as pontas e combater a porosidade, usá-los no corpo é uma grande estratégia. Esses produtos chegam a ser mais poderosos do que os próprios hidratantes corporais, criando uma barreira contra os agentes externos.

Como são rapidamente absorvidos pelos poros da pele, não há aquele efeito melecado (característico de muitos cremes). Além disso, os óleos trazem suavidade e um charme todo especial.

Ainda em relação ao corpo, jamais se esqueça de aplicar o filtro solar, pois a incidência de raios UV não dá descanso nem no inverno.

5. Mantenha uma alimentação saudável

Uma dieta balanceada e organizada é importante não só para ficar de bem com a balança, mas para prevenir o envelhecimento precoce da pele. O cuidado com o que se come precisa ser diário, pois, dependendo dos alimentos ingeridos, pode haver consideráveis mudanças no corpo.

Inclua no cardápio legumes, hortaliças e o mínimo de três porções de frutas por dia. Trata-se de itens ricos em nutrientes, que se responsabilizarão por deixar seu organismo funcionando direitinho. Vale lembrar que a alimentação correta ajuda a ter uma boa circulação de sangue, algo que realça a pele e até contribui com o crescimento dos cabelos.

Portanto, pegue todas as dicas de cuidados com a pele no frio e leve para sua rotina, uma vez que é sempre importante ter zelo pela saúde do corpo. Além disso, faça exercícios físicos e beba bastante água para ter uma pele ainda mais maravilhosa.

Se você curtiu este artigo e quer ficar de olho em outros assuntos, siga as nossas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram e Pinterest!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.