Dicas,  Home Care

5 cuidados com a pele no verão que você precisa ter!

Quando você pensa no seu bem-estar e nas mudanças estéticas em épocas mais quentes, acha que sua única preocupação deve ser os produtos de cabelo que usa? Talvez você não tenha percebido, mas os cuidados com a pele no verão são fundamentais.

Compreenda que a exposição excessiva aos raios solares pode comprometer a estrutura da pele, causar queimaduras, ressecamentos, inchaços, doenças e diversos outros malefícios. Sendo assim, para que consiga lidar bem com essa situação, trouxemos 5 dicas especiais sobre o cuidado com a pele. Confira!

1. Passe o filtro solar

Parafraseando o jornalista Pedro Bial, se pudéssemos dar só uma dica sobre o futuro seria esta: use o protetor solar. Não tem como escapar desse conselho, pois a utilização do filtro é indispensável para o dia a dia e, principalmente, quando vamos à praia pegar aquele bronzeado.

O filtro solar ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, o aparecimento de queimaduras e até mesmo o desenvolvimento do câncer de pele. Todavia, fique de olho no fator impresso na embalagem, pois essa informação é primordial para retardar os efeitos da incidência dos raios UVA e UVB.

2. Invista em betacaroteno

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar que uma alimentação saudável faz bem para o corpo e até evita a queda de cabelo, não é mesmo? Só que além dos alimentos ajudarem a manter a saúde do organismo, muitos deles ainda cuidam da nossa pele e permitem que possamos nos proteger ainda mais em relação aos raios ultravioletas.

Nesses casos, recomenda-se a ingestão de produtos com betacaroteno na composição, um pigmento natural presente em alimentos de cores vibrantes. Sendo assim, o consumo de mangas, cenouras, beterrabas e abóboras, por exemplo, pode contribuir significativamente para a preservação do colágeno e aumento da elasticidade da pele.

3. Beba líquidos regularmente

Outra dica fundamental para você cuidar da pele e que, provavelmente, você já deve ter ouvido muito na vida, é a ingestão de líquidos. A hidratação é essencial para o corpo, pois sem ela vários problemas podem ocorrer e gerar um mau desenvolvimento das funções vitais do organismo.

Tenha atenção redobrada para o consumo de líquidos, desde que não sejam bebidas alcoólicas, pois essa tem efeito contrário no corpo. A princípio, invista em sucos de fruta ou a boa e velha água mineral mesmo, porque são líquidos que podem ajudar você a disfarçar possíveis sinais de velhice, prevenir inchaços, melhorar a circulação sanguínea e ainda ajudar na reconstrução capilar.

4. Mantenha a pele hidratada

Confie na proteção de alguns cosméticos em relação à sua pele, principalmente nas regiões dos tornozelos, pés e cotovelos, que costumam ficar mais ressecadas. Em dias mais secos, opte por cosméticos que não sejam tão abrasivos e possam dar a camada de hidratação que precisa naquele momento.

O ideal é que você passe um creme hidratante da sua preferência logo depois do banho, pois a pele ainda está úmida e a absorção do produto será melhor. Inclusive, evite o banho quente demais, pois isso pode prejudicar o corpo e, de quebra, deixar o cabelo um verdadeiro caco, precisando de um cronograma capilar urgente.

5. Evite alguns tratamentos estéticos

Por mais que você queira se sentir bem e melhorar a autoestima, em alguns períodos do ano fica complicado realizar tratamentos estéticos, principalmente os mais invasivos. Os cuidados com a pele no verão precisam levar em conta o que fazemos com ela também, pois nem sempre isso pode gerar bons frutos.

A fotodepilação, por exemplo, que tem como intuito retirar os pelos por meio de luz pulsada, necessita de intervalos entre uma sessão e outra, pois a região tratada não pode ter exposição ao sol. Além disso, na depilação a laser, a incidência de raios UVA ou UVB pode gerar manchas e prejudicar o seu projeto verão.

Portanto, fique de olho nas recomendações dadas e saiba cuidar do seu corpo, pois se deseja ter a pele dos seus sonhos, entenda que é preciso algumas doses de carinho, responsabilidade e de dedicação todos os dias.

Gostou deste artigo a respeito dos cuidados com a pele no verão? Quer ter acesso às novidades que postamos frequentemente? Então, curta a nossa página no Facebook para ficar por dentro dos principais temas do blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.