Dicas

3 segredos para escolher a máscara para cabelo ideal

Escolher a máscara para cabelo ideal não é uma tarefa difícil, mas é preciso levar alguns pontos em consideração antes da compra. Quantas vezes ouvimos que um produto é perfeito no cabelo de uma amiga, mas quando testamos, não é bem assim? Isso acontece porque cada cabelo precisa de cuidados específicos.

Entender quais nutrientes estão deficientes nas suas madeixas é a melhor forma de escolher o produto perfeito para você. A máscara correta vai influenciar os resultados obtidos. Se ela for inadequada, pode deixar seus cabelos ressecados, rígidos, com aspecto de nuvem ou, simplesmente, não surtir efeito algum nos fios.

Para conseguir um visual de salão, veja como escolher a máscara para cabelo ideal.

1. Considere seu tipo de cabelo

Escolher uma máscara específica para o seu tipo de cabelo vai garantir que ele fique sempre saudável e bonito. Produtos pensados para cada textura vão trazer os melhores resultados, pois contam com os componentes ideais.

Cabelos cacheados e crespos

Esse tipo de cabelo é, naturalmente, mais ressecado. Se for o seu caso, priorize as máscaras que tenham uma composição rica em óleos e componentes hidratantes, como o D-Pantenol. Quem busca mais definição, deve optar pelas que prometem controle de frizz e tenham manteigas, como a de babaçu, na composição.

Em relação à textura, cabelos cacheados e crespos pedem máscaras mais consistentes. Aplique enluvando todas as mechas e respeite o tempo de pausa indicado na embalagem do produto.

Cabelos lisos e finos

Nesse caso, o grande problema é que os fios tendem a pesar com mais facilidade. A dica para quem tem cabelo liso e fino é evitar máscaras ricas em óleos, pois esses componentes tendem a sobrecarregar as madeixas com textura mais fina.

Opte por produtos que prometem uma ação reequilibrante. Eles vão tratar as pontas e o comprimento dos fios, sem deixar o aspecto oleoso na raiz. Utilizar um shampoo de limpeza profunda antes de partir para a máscara também auxiliará na limpeza de resíduos, e os cabelos ficarão mais leves e com aspecto natural.

Cabelos ondulados

Por terem características dos cacheados e dos lisos, os cabelos ondulados precisam de cuidados diferenciados. Aqui, a escolha deve ser por máscaras que apresentam componentes hidratantes e nutritivos. Porém, em concentração mais leve, para não pesar nos fios.

Para quem busca ondas mais definidas, é recomendado usar produtos que contenham polímeros modeladores, que hidratam, modelam e controlam o frizz sem prejudicar o movimento.

2. Leve em conta a existência de química nos fios

As máscaras de tratamento são essenciais para cabelos com química, pois auxiliam na restauração do dano causado no processo. Fios que sofreram alterações em sua estrutura precisam de máscaras com ativos que auxiliem na recuperação da fibra capilar. É o caso da queratina e dos aminoácidos da seda.

3. Saiba qual é o seu objetivo

Ao contrário do que muita gente pensa, as máscaras para cabelo não têm somente o objetivo de hidratar, mas também de nutrir e reconstruir o fio. De modo geral, podemos dizer que:

  • a hidratação repõe a água nos fios;
  • a nutrição repõe os lipídios;
  • a reconstrução repõe as proteínas.

Por isso, antes de adquirir uma nova máscara, é preciso entender qual a necessidade do seu cabelo.

Cabelos que nunca passaram por nenhum processo químico, normalmente precisam somente da hidratação, de 15 em 15 dias. Já os fios que sofreram colorações suaves, precisam de máscaras que mantenham a durabilidade da cor, também a cada 15 dias.

Quem utilizou colorações clareadoras precisa optar por máscaras de nutrição para reparar os danos, uma vez por semana. Nos casos de químicas agressivas como mechas, descolorações e alisamentos, o indicado é utilizar uma máscara de reconstrução uma vez por semana. 

É claro que é possível adaptar essas dicas de acordo com o seu tipo de cabelo. As máscaras podem e devem ser utilizadas de forma alternada e, assim, você montará o seu próprio cronograma capilar.

Curtiu as dicas para encontrar a máscara para cabelo ideal? Assine nossa newsletter e receba mais informações e posts em seu e-mail.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.