queda de cabelo
Home Care

Queda de cabelo: revelamos 5 técnicas para reduzir!

Eis que você está escovando os seus cabelos e, de repente, percebe que vários fios ficaram na escova, é queda de cabelo na certa. Bate um desespero, não é mesmo? 

A alopecia traz enorme preocupação à sociedade, pois a aparência estética é muito valorizada por homens e mulheres. A queda de cabelo pode ser ocasionada por diversos fatores, como causas hereditárias, problemas nutricionais, doenças, alterações hormonais, entre outras situações.

Mas, afinal, existem técnicas para reduzir a ocorrência da perda de fios? Confira estas 5 dicas sobre o assunto!

1. Faça atividades físicas

Exercitar o corpo traz inúmeros benefícios à saúde, dentre eles, a proteção contra a queda dos fios capilares.

Dermatologistas afirmam que uma das causas mais comentadas em seus consultórios é a questão do estresse, porque compromete a circulação do sangue e dificulta a permanência dos fios no couro cabeludo.

A prática de esportes libera endorfina, substância química que relaxa o corpo e provoca sensação de bem-estar. Isso vai desacelerar o processo de queda e proporcionar um crescimento capilar saudável.

2. Evite produtos com petrolatos

O que muitas pessoas não sabem é que boa parte dos cosméticos produzidos possui derivados do petróleo, até pelo fato desses componentes serem mais em conta para as indústrias.

Os petrolatos não possuem poder hidratante e nem de nutrição, portanto, eles apenas mascaram uma sensação de suavidade e seu cabelo continua da mesma maneira. Com o tempo, eles vão se acumulando nos fios e causando um entupimento nos folículos, prejudicando o crescimento do cabelo.

queda de cabelo

3. Tenha uma boa alimentação

Na busca desenfreada por produtos que proporcionem um crescimento capilar, boa parte das pessoas se esquece de cuidar da alimentação, sendo que a falta da ingestão de alguns alimentos preponderantes ao bom funcionamento do corpo gera diversos problemas.

Dietas muito rígidas trazem alguns malefícios quanto ao crescimento dos fios, pois podem restringir alguns alimentos que contenham vitaminas essenciais e, consequentemente, prejudicar a produção de queratina para o cabelo.

É importante que se tenha refeições diversificadas e que contenham os níveis necessários de nutrientes que os fios capilares precisam. Alimentos como ovos, carne, cereais, verduras, legumes e frutos do mar, consumidos com moderação, são bons exemplos para uma dieta equilibrada.

4. Tenha cuidado com o tabagismo

Fumar, além dos inúmeros prejuízos que podem causar ao corpo, desenvolve um estreitamento da passagem do sangue por conta da nicotina. O fluxo sanguíneo regular é de extrema importância para o couro cabeludo.

Um único cigarro, para se ter uma noção do estrago, é capaz de diminuir o calibre dos vasos sanguíneos e reduzir as fibras de colágeno e elastina, que são importantes para ter um cabelo forte e saudável.

Portanto, se você estava com aquela indecisão de parar de fumar ou não, melhor já considerar a ideia de largar o cigarro para não causar danos ainda maiores aos seus cabelos.

queda de cabelo

5. Evite o excesso de químicas no cabelo

Se você tem o costume de descolorir, alisar e enrolar com frequência seus cabelos, saiba que está prejudicando-os.

O contato com as altas temperaturas dos equipamentos e também da pigmentação presente nos descolorantes ocasiona perdas consideráveis de cabelo, além de quebra nos fios e dos indesejáveis frizz.

Com o excesso de químicas, o couro cabeludo tende a ficar ressecado e propenso a não receber os nutrientes que precisa para uma boa oxigenação. Recomenda-se a utilização de produtos com efeito reconstrutivo, pois auxiliarão no crescimento dos fios.

Importante lembrar que problemas de calvície podem acontecer com certa naturalidade em homens e mulheres, sendo assim, é primordial que haja uma consulta a profissionais de dermatologia para ter um diagnóstico mais certeiro do problema que enfrenta.

Uma dica final e que será importante para os fios capilares é realizar um bom cronograma capilar, pois vai repor os componentes hidratantes, nutritivos e reconstrutivos que os cabelos merecem.

Agora que já sabe estas técnicas contra queda de cabelo, assine a nossa newsletter e acompanhe as novidades do blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.