Dicas

Tipos de cabelo: quais são e como saber qual é o seu

Você sabia que existem vários tipos de cabelo e cada um apresenta necessidades diferentes e precisa de uma rotina  específica de cuidados? Saber identificar o seu é muito importante para cuidar dele da forma correta e manter seus fios saudáveis e bonitos.

Os fios podem ser classificados em lisos, ondulados, cacheados e crespos e, para cada tipo de cabelo, existem ainda variações quanto à espessura, volume e brilho. Contudo, algumas características são comumente encontradas e podem ajudar você a identificar o seu cabelo.

Se você tem dúvidas sobre qual o seu tipo de cabelo e quais os cuidados que deve ter, continue lendo o post, pois vamos ajudar você a descobrir. Confira!

Cabelos Lisos

O cabelo liso — ou tipo 1 — não apresenta nenhuma ondulação e costuma ser mais sedoso e brilhante, pois a oleosidade consegue chegar até as pontas do fio.

Ele pode ser classificado em fino, médio ou grosso. Pessoas com o cabelo fino apresentam um liso mais escorrido e costumam sofrer com excesso de oleosidade. Para esse tipo de cabelo é indicado a utilização de produtos que encorpem a raiz e proporcionem mais volume. Já quem tem fios médios e grossos pode apostar em produtos mais leves.

É preciso ficar atento, também, para o uso de secador e chapinha, que podem ressecar as madeixas — lembrando de sempre utilizar um protetor térmico. O ideal é realizar uma hidratação uma vez a cada duas semanas.

Por serem fios naturalmente mais oleosos, é preciso ficar de olho no excesso de produtos, para não deixá-los com aspecto ensebado. Condicionadores e óleos devem ser utilizados com moderação e somente no comprimento e nas pontas: nunca na raiz.

Cabelos Ondulados

Essa forma de cabelo, também conhecido como tipo 2, apresenta uma ondulação em formato de S, porém com a raiz lisa. A abertura das ondas pode ser maior ou menor, de acordo com as subcategorias (a, b, c).

Os fios ondulados são mais modeláveis, podendo ficar mais lisos quando escovados ou cacheados quando amassados. Normalmente, são menos ressecados do que os cabelos cacheados e crespos, porém, precisam de hidratações a cada uma ou duas semanas.

Quem deseja definir as ondas pode optar por cremes para pentear e ativadores de cachos leves, que vão dar mais definição sem pesar.

Cabelos Cacheados

Enquanto os cabelos do tipo 2 apresentam curvatura em S, os do tipo 3 formam voltinhas completas, com aparência de molas. Esse tipo de fio tende a ser mais ressecado e apresentar mais frizz. Isso porque a oleosidade natural do couro cabeludo demora mais para chegar às pontas. Também são mais volumosos e densos.

O ideal é que os cabelos cacheados sejam lavados apenas duas ou três vezes por semana, para evitar o ressecamento. A cada lavagem, é indicado a utilização de um creme de tratamento ou máscara de nutrição e hidratação.

Para a finalização, o ideal é a utilização de cremes para pentear sem enxágue, que proporcionarão definição e controle de frizz. Além disso, o uso do secador deve ser evitado, para não aumentar o ressecamento dos fios.

Cabelos Crespos

Os cabelos tipo 4 — ou afros —, apresentam a curvatura mais fechadinha e costumam ser mais secos e frágeis, quebrando com facilidade. Eles contam com o fator encolhimento, ou seja, quando secos, aparentam ter o comprimento bem menor do que realmente têm. São conhecidos, também, por apresentar muito volume.

Por precisarem de mais cuidados, é indicado realizar hidratações semanalmente e abusar de produtos com óleos na composição. A finalização também pode ser feita com creme de pentear e não é indicado o uso do secador.

Além dos tipos de cabelo, outros fatores podem influenciar na saúde e aspecto dos fios, como os agentes externos e o uso de químicas. Porém, conhecendo a estrutura do seu cabelo, é mais fácil entender quais as suas necessidades e quais produtos vão mantê-lo mais bonito.

Agora que você já conhece a variação de cabelos, analise os seus fios e descubra qual é o seu. Ajude as suas amigas a entenderem mais sobre cada tipo de cabelo e compartilhe este post em suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.